JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

OS DOIS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM SÉRGIO CABRAL E BELTRAME



Prezados leitores, temos que esclarecer que o número de mistérios envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral e o ex-secretário de segurança Beltrame citado no título, não significa que existam apenas dois mistérios, outros poderão surgir ao longo das investigações da Polícia Federal e do Ministério Público nas Operações Lava-Jato e Calicute.
O primeiro mistério foi exaustivamente tratado nesse espaço democrático de jornalismo investigativo e independente, isso em mais de uma centena de artigos e vídeos, sendo do conhecimento dos nossos leitores habituais.
Por que Sérgio Cabral não exonera Beltrame diante dos fracassos na gestão da segurança pública?
Nós fizemos essa pergunta por anos e Cabral manteve por OITO ANOS Beltrame no exercício da função de secretário de segurança, inexplicavelmente.
Logo no início do governo (2007-2008) Beltrame manteve a política do "tiro, porrada e bomba" do governo anterior e os resultados foram muito ruins, inclusive com críticas de organismos internacionais.
Pediram a cabeça do secretário.
Beltrame era para ter caído, mas não caiu.
Em seguida, ele gozou do apoio da imprensa com o projeto falido das UPPs, uma ideia mal implementada e condenada ao fracasso, como avisamos desde 2009 neste blog e no livro "UPP, uma farsa eleitoral".
Só não viu, quem não quis ver.
Na época nós recebemos nos comentários opiniões no sentido de que ele sabia muita coisa sobre Sérgio Cabral, por isso Cabral não tinha como exonerá-lo.



Não surgiu nenhum dado concreto sobre o que ele sabia, mas hoje podemos imaginar.
O segundo mistério tem relação com o primeiro, mas precisamos destacar alguns pontos antes de comentá-lo:
- Sérgio Cabral, sua esposa, seus filhos, alguns secretários estaduais e alguns amigos mais próximos (empresários) nunca deixaram de ostentar uma vida de riquezas dignas da alta nobreza. Nunca esconderam nada. Imóveis, carros, viagens, roupas, joias, etc, tudo do maior luxo. Eles faziam questão de filmar e fotografar a vida luxuosa que experimentavam. Portanto, EXTERNAVAM SINAIS CLAROS de que alguma coisa estava errada. Qual a origem de tanto dinheiro? Eis a pergunta que os órgãos fiscalizadores tinham que fazer com relação a todos eles.
- O ex-secretário de segurança pública Beltrame conviveu com essa gente por quase uma década. Ele que é policial federal, ou seja, integrante de uma instituição que exerce a POLÍCIA INVESTIGATIVA. Ele que como secretário de segurança teve a sua disposição toda a Polícia Civil, outra POLÍCIA INVESTIGATIVA, uma instituição repleta de delegacias especializadas para os mais diversos fins. Ele que como secretário de segurança tinha conhecimento de tudo que circulava na COMUNIDADE DE INTELIGÊNCIA onde são produzidos documentos "secretos" pelos mais diferentes órgãos que o integram.
Diante do exposto, surge o segundo mistério na forma de uma nova pergunta:
- Por que o ex-secretário de segurança Beltrame não fez nada para que o ex-governador Sérgio Cabral fosse preso, ao longo de todos esses anos que conviveu com ele?
Pelo menos não existe qualquer indício que Beltrame tenha feito qualquer movimento para que Cabral, hoje preso em Bangu 8, fosse pego.
Será que ele não viu tamanha ostentação de RIQUEZA?
Sera que a COMUNIDADE DE INTELIGÊNCIA não produziu nenhum relatório de inteligência (RELINT) sobre essa RIQUEZA? 
Será que a Polícia Civil não encaminhou nenhum documento sobre essa RIQUEZA?
Será que a própria Polícia Federal não encaminhou, afinal ele é policial federal?
Difícil acreditar que tantos órgãos se omitiram (dever de ofício de seus integrantes) por tantos anos, sobretudo considerando a ostentação e as notícias que, vez por outra, denunciavam a RIQUEZA imensurável.
Muito difícil de acreditar nessa OMISSÃO GIGANTE ou CEGUEIRA COLETIVA
Os mistérios se misturam e se completam.
Por que Cabral não exonerou Beltrame?
Por que Beltrame nada fez para que Cabral fosse preso?
Talvez o Ministério Público e a Polícia Federal respondam as perguntas no futuro próximo, mas a imprensa independente bem que poderia tentar responder.
As Organizações Globo, por exemplo, têm a estrutura necessária para essa reportagem super especial.

Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. Não fazem por quê? Porque também se beneficiaram!
    Na minha opinião o Beltrame é tão criminoso quanto o Cabral, Pezão, Dornelles, e todos os secretários da gang do guardanapo

    ResponderExcluir
  2. O delegado Roberto Sá e os demais dá polícia federal são farinha do mesmo saco.

    ResponderExcluir
  3. Beltrame sabia sim de todos os crimes. Tanto que quando viu que Cabral estaria preste a ser preso pediu para sair.

    ResponderExcluir
  4. CARO COMPANHEIRO CORONEL PMERJ PAUL,
    CONCORDO COM TODAS AS ARGUMENTAÇÕES POSTADAS NO VLOG E FINALIZO COM UM TRECHO DA POESIA DO POETA FERNANDO PESSOA, IN ANTOLOGIA POÉTICA, SOB O PSEUDÔNIMO ÁLVARO DE CAMPOS:
    "O ÚNICO MISTÉRIO DAS COISAS É QUE ELAS NÃO POSSUEM MISTÉRIO NEMHUM"
    SAUDAÇÕES
    PAULO FONTES

    ResponderExcluir
  5. Olha, com essa linha de pensamento, também tinha muito oficial da PM pendurado no Cabral que não poderia alegar cegueira. Não é não, Filipão?

    ResponderExcluir
  6. Sou da mesma opinião que o "Anônimo"(13 jan 17 18:56). Ele foi informado que ocorreria a prisão e abandonou barco antes que afundasse.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.