JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 16 de setembro de 2017

EXIGÊNCIA DO CURSO DE DIREITO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE OFICIAIS DA PMERJ - COMENTÁRIO

APM D. João VI

Prezados leitores, a Polícia Militar passou a exigir dos candidatos para o Curso de Formação de Oficiais possuírem o curso de bacharel em Direito.
A primeira turma composta por estes bacharéis está na Academia de Polícia Militar D. João VI cursando o primeiro ano.
Vozes se ergueram a favor e contra tal exigência.
Eu tenho publicado alguns dos comentários que recebo.
Publico um recebido ontem contrário à exigência para reflexão dos leitores.

"Anônimo
15 de setembro de 2017 22:14 
O curso de direito não acrescenta nada na atividade policial militar. O que sempre foi ministrado nas escolas da PM a respeito do direito penal, constitucional e administrativo sempre foi mais do que necessário àqueles que se ocuparão com o policiamento ostensivo. Ao invés dessa estratégia para forçar o ciclo completo de polícia, a PM deveria investir nas técnicas policiais, na distribuição mais eficiente do policiamento e na segurança e motivação dos seus funcionários, pois assim a sociedade ganharia. Parece não perceberem a quantidade de baixa e reserva remunerada todos os dias, perda de material humano precioso. O que é mais coerente, abrir concursos para civis que levarão anos amadurecendo e juntando experiência ou motivar os que já atingiram esse nivel a permanecer nas fileiras? Intrometer-se na carreira jurídica vai servir para negligenciar ainda mais a missão constitucionalmente prevista, mas trará poder a muita gente. Defender a cidadania através da PM não é criar defensores públicos com farda. O PM praça atua na rua como um cabide da farda, quando deveria estar circulando para prevenir a ocorrência de delitos, e o PM oficial atua em gabinetes rubricando papéis, quando deveria estar junto da tropa nas ruas. Na vontade cega de ganhar um cartório, perde a sociedade, ganham os megalomaníacos inúteis".

Juntos Somos Fortes!

9 comentários:

  1. Sr Cel Paúl
    Eu discordo duplamente deste artigo:
    Primo) Pelo fato de justamente a carga horária em matérias jurídicas que tornar-se-ão desnecessárias em virtude dos novos cadetes serem bacharéis em Direito, permitirem a ampliação da carga horária didática em novas técnicas policiais e realização de aulas práticas de Técnica Policial Militar Aplicada.

    Secondo) Discordo que logo o sr, conhecendo a sua experiência e alto conhecimento do assunto, tenha se proposto a publicar em seu blog algo dessa natureza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o único objetivo for esse de reduzir a carga horária de matérias específicas para o direito ... não se justifica e a instituição precisa de especialistas em outras áreas como informática logística administração etc.... a exigência do curso de direito ao meu ver não acrecenta em nada a instituição para realizar sua missão constitucional ....

      Excluir
    2. E eu penso igual ao autor do texto e do anônimo das 20:55. Primeiro, as técnicas policiais devem ser melhoradas a nível praça, pois oficial não polícia as ruas nem atende ocorrências. Segundo, por que o coronel Paúl não deveria ter publicado o artigo? Já sei, porque o autor conseguiu mostrar o quão a PM está sendo mutilada por gente autoritária, que nao suporta ter suas ideias confrontadas, como o Alexandre,The Great.

      Excluir
    3. Imaginar que o "único objetivo" seja esse não é uma visão ampliada do tema, mas estreita. O que se está discutindo é o paradoxo do comentário postado.

      Excluir
    4. Anônimo 22:01
      Quem "confrontou" a idéia do texto fui eu, logo não sou o "autoritário" mas o que exerce o contraditório. Quem parece que não suportou uma opinião contrária ao texto foi vc, que concordou com o autor do comentário. Ou não é isso que aí está?

      Excluir
  2. É porque há muitos soldados com nível superior.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Cel PM Paul, A PM,BM e PC, tinha que ter uma porta unica de entrada, solicitando se seus candidatos o nível que bem entender. Todos os qualificados ficariam por 8 a 10 anos empenhados em suas funções fins, e progrediriam na carreira com os graus intelectual exigidos para os fins que se destinariam na PM,PC ou no BM.
    Conforme o dicionario da linguá portuguesa especialistas são aqueles que detém a pratica e o conhecimento.
    Rodrigues.

    ResponderExcluir
  4. Cobrar nível superior em Direito ao aluno da academia e o mesmo que cobrar ao Pedreiro nível de engenheiro,o cara que inventou isso deveria levar uma surra ,falta do que fazer,na verdade a passos curtos teremos um êxodo desses novos cadetes cada um seguindo novos horizontes ,usando a Briosa apenas de trampolim aguardem e confiram!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.