JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

domingo, 15 de janeiro de 2017

RIO - PERITOS AMEAÇAM ENTRAR EM GREVE

Prezados leitores, a situação se complica cada vez mais no Rio de Janeiro e o funcionalismo poderá paralisar o estado por completo.



"NOTA DA APERJ
A Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Rio de Janeiro (APERJ) vem através desta nota esclarecer à população as razões que provavelmente levarão a classe pericial para uma eminente paralisação, que será votada na próxima Segunda-feira, dia 16/01/2017.
Inicialmente queremos pedir desculpas aos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro, em nome dos Peritos Criminais e Legistas, pela forma precária como o atendimento tem sido realizado. De fato, é vergonhoso constatar que o Governo do Estado não oferece à população as mínimas condições nas áreas da saúde, educação e segurança. 
É importante chamar a atenção da sociedade e do poder público para o estado de abandono das estruturas de perícia no Rio de Janeiro. 
Um dos principais problemas enfrentados pelos Peritos é a falta de condições mínimas para a realização do trabalho pericial. Os prédios dos institutos que compõem a estrutura de perícia no Estado não são adequados para comportar a complexidade das atividades realizadas neles. Muitas irregularidades colocam em risco não apenas a objetividade na elaboração dos laudos, mas também a saúde dos profissionais que trabalham neles.
A precariedade dessas estruturas, inclusive, foi constatada pelo próprio Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de relatórios elaborados pela APERJ e entregues ao Chefe de Polícia à época Fernando Veloso e ao então Secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Mas nada foi feito até o presente momento. A precariedade dos IMLs do Estado tem sido noticiada em vários telejornais, com imagens de corpos expostos, sem refrigeração, com total falta de higiene, onde os Peritos e demais funcionários trabalham de forma insalubre.X
As pessoas que aguardam os resultados de exames de DNA sofrem uma longa e angustiante espera, pois não há insumos que permitam o atendimento de todos os casos. Além disso, estamos trabalhando sem receber o salário de DEZEMBRO/2016, sem previsão de data para recebimento do 13º, e sob a ameaça de termos nossos direitos suprimidos, com redução de 20% do salário, perda dos triênios e da incorporação da GDL (Gratificação Delegacia Legal), prevista para Janeiro/2017.
Mesmo sem salário, estamos trabalhando, de forma abnegada, cientes de nossa responsabilidade. Mas até quando suportaremos isso? Contas atrasadas, empréstimos com juros exorbitantes, sem data para receber o salário, muitos sem dinheiro para o deslocamento até o local de trabalho, este é o quadro geral de todos os policiais civis.
Sofremos também por nossas pensionistas, que dependem do Estado e estão sem receber desde Outubro/2016. Sobrevivem graças à solidariedade de parentes e/ou outros funcionários que não foram atingidos pela crise do Estado.
Por isso, caso sejamos obrigados a tomar esta medida drástica, esperamos contar com a compreensão da população, cientes de que todos estamos sendo castigados com os desmandos do governo estadual". 

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.