JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

FRUSTAÇÃO - PROPOSTAS DO "REAGE RIO" QUE "IRIAM VIRAR O JOGO" NA ÁREA DA SEGURANÇA PÚBLICA



Prezados leitores, transcrevo as propostas do seminário "Reage Rio" promovido pelas Organizações Globo para "virar o jogo" na área da segurança pública do estado do Rio de Janeiro.
Não posso deixar de registrar a minha frustração como profissional da segurança pública e como cidadão, diante das propostas resultantes.
Recomendo a leitura e a análise para que formem opinião sobre as propostas para "virar o jogo" na área da segurança pública.

"Jornal O Globo 
Cinquenta propostas feitas no 'Reage, Rio!' para virar o jogo
Segurança Pública

Torquato Jardim, ministro da Justiça: 
1) Proposta: Repactuar a federação para o combate seguro aos crimes em geral, com ênfase em dar mais espaço à participação municipal e reequipar a Polícia Militar. 
Execução: Depende de emenda à Constituição para alterar competências na área de segurança pública. Há uma PEC nesse sentido em tramitação na Câmara. 

2) Proposta: Integração também operacional, com tecnologia (mais drones, satélites e computadores), começando pela fronteira. 
Execução: Depende de investimentos previstos no Orçamento elaborado pelo governo federal e aprovado pelo Congresso. 

3) Proposta: Criar um sistema único de segurança pública, nos moldes do SUS, com divisão de tarefas e sem contingenciamentos. 
Execução: Depende da aprovação de emenda à Constituição ou de lei ordinária no Congresso. 

4) Proposta: Institucionalizar a Força Nacional de Segurança Pública. 
Execução: Depende da aprovação de emenda à Constituição no Congresso. Até agora pelo menos duas propostas não avançaram. 

Robson Rodrigues, coronel da PM e ex-coordenador das UPPs: 
5) Proposta: Investir em inteligência para investigar o tráfico de drogas. Eficiência e criatividade para recuperar e otimizar recursos, além de ter prioridades e plano de ação. 
Execução: Depende da ação dos governos federal e estadual, e da realocação de recursos para áreas de inteligência. 

Michele dos Ramos, do Instituto Igarapé: 
6) Proposta: Priorizar a prevenção e a investigação dos crimes contra a vida, com estratégias focadas em grupos, locais e comportamentos mais vulneráveis à violência. Priorizar políticas baseadas em evidências e orientadas por resultados. 
Execução: Ação do governo estadual para priorizar o setor de investigação da Polícia Civil e a prevenção por meio da Polícia Militar. 

7) Proposta: Repressão qualificada e modernização da política criminal e penitenciária. 
Execução: A repressão qualificada depende dos setores de inteligência. E a modernização da política criminal e penitenciária, de mudança no Plano Nacional de Política Nacional e Penitenciária, feita por um conselho de mesmo nome do Ministério da Justiça. 

8) Proposta: Discutir o problema do consumo de drogas como questão de saúde pública, rever a política de drogas e consolidar a regulação responsável de armas e munição. 
Execução: A descriminalização das drogas, ou apenas da maconha, pode ser feita pelo Congresso ou pelo Supremo Tribunal Federal. A consolidação da regulação de armas, prevista no Estatuto do Desarmamento, depende do Congresso. 

9) Proposta: Disseminar dados e informações sobre políticas públicas e programas que funcionam. 
Execução: Depende de ação conjunta entre estados e governo federal. 

Hugo Acero, especialista em segurança e sociólogo: 
10)  Proposta: Maior cooperação entre países na luta contra as principais máfias, não apenas do tráfico de drogas, mas de pessoas, contrabando, comércio ilegal de armas e terrorismo. Execução: A cooperação entre países pode ser promulgada por decreto do presidente da República, após a política ser elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores (Leiam mais)". 

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.