JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 13 de dezembro de 2016

VÍDEO - LEGADO BELTRAME - BANDIDOS ARMADOS PATRULHAM COMUNIDADE "PACIFICADA"

Prezados leitores, o legado de insegurança do ex-secretário de segurança pública Beltrame continua aparecendo por todo o Rio de Janeiro.


Beltrame e Sérgio Cabral

"Revista Veja
Vídeo: bandidos armados patrulham favela ‘pacificada’ do Rio
Mesmo ocupada pela UPP em maio de 2014, Vila Kennedy vive sob as regras dos traficantes que continuam ditando as regras no território 
Por Leslie Leitão 
12 dez 2016, 19h12 - Atualizado em 12 dez 2016, 21h57 
Em março de 2014, a secretaria de segurança comemorou o resultado de uma operação de ‘retomada’ do território na Vila Kennedy, zona oeste do Rio de Janeiro. Em “apenas 20 minutos e sem disparar um único tiro”, os moradores estavam livres do jugo dos traficantes, festejou o então gestor da pasta, José Mariano Beltrame. Um vídeo obtido pelo site de VEJA mostra que a realidade, no entanto, é muito diferente da propaganda do governo. Numa das ruas da favela teoricamente pacificada, criminosos fazem uma espécie de patrulhamento, desfilando tranquilos enquanto exibem em mãos um arsenal de guerra. 
Com fuzis, metralhadoras e pistolas, a pé, de carro, de moto e até de bicicleta, as imagens mostram pelo menos 40 homens passeando por uma das ruas da favela tranquilamente. A única voz ouvida em meio a um silêncio assombroso é justamente de uma mulher que vê a cena é se impressiona: “Ai, gente…”, diz. É realmente assustador. 
Nas imagens foram feitas na localidade conhecida como Jardim do Éden. E apesar da escuridão, é possível contar pelo menos 13 homens armados caminhando. De acordo com informações obtidas pela Polícia Civil, o grupo era liderado por dois homens conhecidos como FA e Zé Mulher. 
A Vila Kennedy é uma favela que, desde maio de 2014 (dois meses após a ocupação), conta com um policiamento de 250 homens da Unidade de Polícia Pacificadora. Esta, aliás, foi a última UPP inaugurada pelo governo fluminense. Mesmo com todo esse aparato, a região continua sendo controlada pelo Comando Vermelho (Assistam o vídeo). 

Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.