JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O FIM DO CAÇADOR DE POLICIAIS - LESLIE LEITÃO




REVISTA VEJA:
Rio de Janeiro
O fim do caçador de policiais
Gravações de conversas do traficante Régis Eduardo Batista, o RG, acusado de envolvimento na morte de 20 policiais, revelam a crueldade do bando que dominava o Alemão.
Leslie Leitão.
Aos 37 anos, o inspetor Alexandre Marchon participava da primeira operação policial de sua carreira. Saiu de casa ainda de madrugada, deixou esposa e dois filhos pequenos dormindo e chegou cedo à Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), onde tinha uma rotina dominada por serviços burocráticos. Mas, em 17 de setembro de 2008, o trabalho seria diferente. Marchon integrava uma equipe de policiais com experiência operacional para subir o Complexo do Alemão, uma área então dominada por traficantes e onde policiais, sabidamente, não eram bem-vindos.
Como de costume, a entrada dos policiais se deu sob tiros dos traficantes. E logo nos primeiros momentos do confronto uma bala de fuzil atravessou a cabeça do agente. A cena foi flagrada pelo cinegrafista da equipe do produtor inglês Jon Blair, e rodou o mundo com o documentário Dancing With the Devil (Dançando com o Diabo). Marchon, descobriu-se depois, foi alvo da face mais cruel de um criminoso tido como sanguinário, bem diferente do jovem que, na noite da última quarta-feira, entregou-se à polícia temendo ser morto. Régis Eduardo Batista, o RG, de 24 anos, passou os últimos cinco anos dedicados a caçar policiais nas ruas da zona norte do Rio de Janeiro. Durante aquele intenso tiroteio, enquanto agentes tentavam socorrer o colega, Régis tripudiava, e, com frieza, conversava com uma de suas namoradas. “Tá tudo sob controle. Já tem um ‘polícia quase morto’ (sic) lá no Getúlio (Vargas, o hospital). Estão tentando costurar o cérebro dele que pulou pra fora”.
O diálogo faz parte de uma série de gravações telefônicas obtidas por VEJA, realizadas com autorização judicial ao longo de várias investigações da Polícia Civil fluminense para tentar capturar RG.
Criado no Morro da Fé, uma das favelas que integram o Complexo da Penha – no maciço onde se avista o santuário de Nossa Senhora da Penha -, Régis ganhou fama no mundo do crime matando policiais. Saía às 4h da madrugada com três ou quatro comparsas, todos de fuzil, vestindo roupas pretas e coletes à prova de bala. Fuzilavam viaturas paradas apenas para matar e roubar as armas dos policiais. No caminho, assaltavam motoristas.
Numa outra ligação, interceptada às 23h02 do dia 4 de setembro de 2008, Régis conversa com um bandido identificado apenas como Dudu. Os dois brincam e trocam acusações sobre as mortes de dois agentes especificamente. Uma delas, ocorrida em maio de 2007, quando o policial militar Wilson Santana, do Batalhão de Operações Especiais (Bope), foi morto na Vila Cruzeiro. “Tu é sinistro. Matou o Santana do Bope, vários outros PMs”, ironiza Régis. Na resposta, Dudu fala sobre um assalto na Vila da Penha, em outubro de 2007, em que Régis executou com 15 tiros o inspetor Wagner Castelo Branco, da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae), na frente da esposa. “Você matou aquele Waguinho. Isso você não quer falar, pô...” Régis ironiza: “Pô, Eduardo, na moral, eu sou inocente (gargalhadas). Eu sou inocente (mais gargalhadas)”.
Dudu mostra-se preocupado com a possibilidade de a conversa estar sendo monitorada pela polícia. “Você fica falando um montão de ‘bagulho’ aí, quero ver se estiver sendo gravado”. Régis faz graça novamente: “Tá gravando? Tá gravando? Vavavavavaaaaaiiiii”...
O traficante que se apresentou à polícia parecia um jovem acanhado. Mas em seus 24 anos Régis acumulou uma ficha criminal com 27 mandados de prisão expedidos pela Justiça. Entre os crimes a ele atribuídos, estão assassinatos, tráfico de drogas, formação de quadrilha e assaltos. As investigações apontam, por enquanto, envolvimento em mais de 20 mortes de policiais.
O mais recente é o da soldado Fabiana Aparecida de Souza, na última segunda-feira, quando a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Nova Brasília, no Complexo do Alemão, foi atacada a tiros. VEJA apurou com três equipes diferentes da Polícia Civil que Régis, desta vez, não teria participado do crime. No dia do ataque, ele já negociava sua rendição através de um advogado e de um pastor evangélico. A divulgação de seu nome e de sua fotografia entre os quatro principais suspeitos de matar Fabiana, no entanto, aceleraram o processo. Régis temia ser morto, assim como seus principais comparsas, Pedrinho e Jean, que tentaram enfrentar o Bope no Morro do Chapadão, em maio passado. Na ocasião, Régis foi baleado, mas sobreviveu. Agora, preferiu enfrentar a cadeia, o banco dos réus e a possibilidade de passar a maior parte do resto de sua vida atrás das grades (Leiammais).
Juntos Somos Fortes!

6 comentários:

  1. EXTRA, EXTRA!
    RG se entregou! Logo, estaremos livres dos males que possa praticar. Ele, certamente, será condenado pela Justiça criminal e passará longos anos sendo ressocializado nas unidades prisionais previamente preparadas para este fim. Lá, preso, terá a oportunidade de fazer 04 refeições diárias; vestir-se adequadamente; ler alguns livros para viajar no mundo da intelectualidade; aprender um ofício honesto e, por fim, pedir perdão pelos crimes praticados... Então será tomado pelo sentimento de amor ao próximo, pela compaixão e pela certeza de que o crime não compensa.

    VOCÊ ACREDITOU NISSO QUE LEU ACIMA?

    É sabido que os marginais recebem uma estrela indicativa de acréscimo no status quando retiram vida de policiais... isso é antigo, assim como o estado com seu sistema criminal, leis e engrenagens antiquados e hipócritas é, ao potencializar o destemor dos marginais.

    No Brasil, cumprir a lei e fazê-la ser cumprida não passa de mera construção poética; ressocializar detento então... apenas aumenta o ódio do marginal pela sociedade.

    Somos todos impulsionados pelo que há de mais bonito dos textos de autoria de cientistas sociais, "consultores de segurança televisivos" e simpatizantes à direção de que o preso voltará limpo ao convívio da sociedade. Óbvio... Somos pessoas civilizadas - queremos solução passiva -, sobretudo seguidoras cegas das convenções que resultam pareceres bem redigidos por gente que não faz a menor ideia do que seja encarar um bandido armado de fuzil e, nitidamente, irrecuperável. O bandido será entulhado em uma destas penitenciárias que apenas potencializam criminosos para, a salvo, continuar tramando contra nós, pois não terá a sua mente doentia devidamente tratada por, lá na cadeia, ter a oportunidade de ver e sentir o que seja viver em sociedade.

    Sem educação, sem valorização do professor, da escola pública e sem um presídio programado para inserir o transgresso da lei ao mundo real, sequemos o gelo da vez e aguardemos o próximo facínora que, neste momento, está em desenvolvimento a base das bolsas assistencialistas da vida.

    PENSEM NISSO!
    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir
  2. Um deles... mas o principal "exterminador de policiais" não mora em morro; mora sim num palácio...

    ResponderExcluir
  3. VEJAM OS BLOGs SOS BOMBEIRO, SOS PMERJ, COTURNO CARIOCA, GAROTINHO, RVCHUDO, RICARDO GAMA, PEC 300.COM

    ResponderExcluir
  4. EU COMENTEI AQUI QUE SE FOSSE PM QUE ATIRASSE NO ALEMÃO,O BELTRAME VOLTAVA DO PASSEIO,O CABRAL,A DILMA, TODO MUNDO.MAS,COMO FOI UMA PM, O COMENTÁRIO FOI POUQUISSÍMO.AGORA,ESTÁ MAIS UMA VEZ COMPROVADO:TODOS OS JORNAIS SÓ FALAM DOS DOIS MORTOS POR UMA UNICA BALA E DA MENINA NA OPERAÇÃO DO BOPE.ALIÁS,SEU ALIADO GAROTINHO,ANTES DE SABER DA ONDE SAÍU A BALA,JÁ CONDENOU O BOPE,COMO ELE FAZIA QUANDO ERA GOVERNADOR.POR SINAL,PMS E BMS TEEM A MEMÓRIA BEM CURTA,ESTÃO SE ALIANDO AO GAROTINHO E ESQUECENDO O QUE ELE E A ESPOSA FIZERAM QUANDO GOVERNADORES.ALIÁS, Ñ SE ESQUEÇAM:ELE APOIOU CABRAL PARA GOVERNADOR E SÓ O DEIXOU PORQUE TOMOU UMA RASTEIRA.PENSEM!!!

    ResponderExcluir
  5. Segunda maior arrecadação x Menor salário

    O dinheiro público deveria ser utilizado para pagar os profissionais que prestam serviços essenciais à população, como Bombeiros e Policiais Militares. Um Estado que tem a segunda maior arrecadação de impostos do país poderia, ou melhor, deveria pagar aos "heróis sociais" cerca de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais, para cobrir as despesas básicas de sobrevivência, já que o custo de vida no Rio é altíssimo! A insatisfação das tropas da PMERJ e do CBMERJ, por ter o pior salário do Brasil e pelas péssimas condições de trabalho, é evidente!

    ResponderExcluir
  6. Caros amigos sou policial militar e no enterro da menina Fabiana comentaram que quem pagou o caixão foram os policiais lá de Barra do Piraí... precisa falar mais alguma coisa?

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.