BLOG DO CORONEL PAÚL

JORNALISMO INVESTIGATIVO E INDEPENDENTE.

LIVROS

Prezado leitor, caso esteja interessado em obter informações sobre os livros publicados pelo Coronel Paúl, encaminhe e-mail para pauloricardopaul@gmail.com

quinta-feira, 19 de julho de 2012

PORQUE ME ENVERGONHO DO MEU PAÍS - MARIA LUCIA VICTOR BARBOSA


Prezados leitores, bom dia!
PORQUE ME ENVERGONHO DO MEU PAÍS 
Maria Lucia Victor Barbosa 19/07/2012 
Desde que o PT foi entronizado no posto mais alto da República a nação foi se acanalhando. A sucessão de escândalos anestesiou as mentes e poucos se indignam com a imoralidade reinante nos Poderes Constituídos. Os sentimentos populares foram amestrados pela propaganda incessante e o mito do pobre operário foi suficiente para que a corrupção sempre havida alcançasse seu paroxismo sem que nenhum protesto fosse ouvido. Não houve nem partidos, nem instituições, nem grupos de pressão que agissem como oposição ao desgoverno populista, perdulário, enganador.
Lula foi reeleito. Verborrágico como um caudilho latino-americano, debochado como um frequentador de boteco, praticante do autoelogio, ególatra ao extremo, ele conquistou as massas pobres iludidas com bolsas da caridade pública. Atraiu o apoio dos ricos que financiaram suas campanhas e, depois, se refestelaram nos lucros que ele lhes proporcionou. A classe média, especialmente a composta por professores e estudantes universitários, artistas, clérigos da Teologia da Libertação, ou seja, os entusiastas das utopias que prometeram o céu e transformaram a vida em inferno, viram no pelego sindicalista a ansiada personificação do proletário que iria liderar a lutas de classes.
Com Lula lá empunhando seu cetro diante de companheiros e seguidores, o pior da América Latina em termos de governantes se tornou expressivo. E o magnânimo presidente, em detrimento dos interesses brasileiros, facilitou a vida de déspotas travestidos de democratas como Fidel Castro, Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa e outros mais. Com tais compadres Lula compartilhou o ódio à liberdade de imprensa, como é também o caso de Cristina Kirchner, sempre adulada pelo petista. Em todo mundo a política externa lulista seguiu vergonhosamente apoiando os piores tiranos que exercitam aberrante desrespeito aos direitos humanos como, por exemplo, o iraniano Mahmoud Ahmadinejad.
Acontece que Lula da Silva sempre foi um homem de muita sorte, o que é confundido com capacidade. Herdou a herança bendita do Plano Real, surfou durante seus dois mandatos, até 2008, nas águas calmas da economia mundial e ainda logrou eleger sua sucessora, Dilma Rousseff. Esta fiel seguidora do seu criador político imita seus gestos, perpetua seu populismo, não dá um passo sem consultá-lo. Sobre ela também um mito é tecido: é a gerente, a “faxineira”, a economista.
Entretanto, se Lula satisfazia a plateia contando piadas de mau gosto em péssimo português, Rousseff, quando discursa, parece não conseguir ligar um parágrafo com outro se levanta os olhos do papel. Sua linguagem é confusa. Seu pensamento obtuso. Mesmo quando tenta agradar assume uma atitude colérica como se vivesse em perpétua fúria.
Em política externa ele segue, como em tudo mais, as ordens do mestre. Foi assim que, por seu intermédio, em conluio com Cristina Kirchner e aquiescência de José Mujica, o Brasil mais uma vez encenou procedimento vergonhoso, covarde, arbitrário ao suspender o Paraguai do Mercosul por causa do impeachment de Fernando Lugo, um ato legítimo, legal e soberano daquele país. 
Esta, sim, foi uma manobra desonesta levada a efeito para introduzir no Mercosul Hugo Chávez, o despótico governante da Venezuela que tentou assumir o poder através de um fracassado golpe. Posteriormente foi eleito, mas, alterando a Constituição a seu-bel prazer tem se perpetuado no cargo desde 1999. Prepara-se agora para nova eleição com pleno apoio e intromissão de Lula na política venezuelana.
Enquanto seguem as lutas do poder pelo poder, sinais preocupantes vão aparecendo na esfera econômica, em que pese o falso otimismo da presidente e de seu ministro da Fazenda, Guido Mantega. A produtividade da economia encolheu pelo segundo ano consecutivo. A Petrobrás estagnou. Segundo O Estado de S. Paulo, “a produção industrial recuou cinco anos e vai cair mais”. “De janeiro a junho o valor das exportações foi de 1,7%, menor do que um ano antes, enquanto o das importações foi 3,7% maior”. Aumenta a inadimplência e a inflação. O reflexo no desemprego será inevitável e já começou acontecer. E o PIB, que agora não tem importância para a presidente, pode ficar abaixo de 2%.
Culpa dos ricos, da crise mundial, dirão Rousseff e Mantega para esconder o próprio fiasco. Será só isso? Segundo o BIS, o Banco Central dos Bancos Centrais: “O caminho escolhido nos últimos anos para promover o crescimento econômico – crédito – se tornou insustentável e pode levar o Brasil ao desastre”.
Por essas e por outras me envergonho do meu país.
Maria Lucia Victor Barbosa é socióloga. 
mlucia@sercomtel.com.br 
www.maluvibar.blogspot.com.br 
Juntos Somos Fortes!

2 comentários:

  1. O Lula e o PT eram a oposição tentando pressionar a situação em nome do proletariado. Acusavam o governo de tudo de ruim; plantaram a esperança no povo brasileiro de que o país viria a ser um lugar onde os déspotas e tiranos de uma antiga forma de fazer política não teriam mais oportunidades... Usando a máscara de operário, rude, apenas alfabetizado - nenhum letramento - alcançou o maior cargo público de uma nação, a Presidência da República, para, depois, transformá-la na maior " mamata" da história para os seus interesses...

    Então iniciou, na carona das políticas do seu antecessor e nas estratégias para o alicerce de um populismo tipicamente aplicável às pessoas mais carentes - maior parte dos integrantes do nosso povo -, a partilha da Republica entre os seus aliados.

    Sinto vergonha de um dia ter votado e pedido voto para esta esquerda farsante e plenamente mafiosa. Ao contrário do que os intelectuais da nação esperavam, Lula e sua equipe não caíram pela falta de experiência política necessária a empreitada de dirigir a nação. A competência pode não ter sido totalmente " in natura", mas foram excepcionais nas artes de conquistar aliados e manter o povo na máxima do pão e circo.

    FHC teve a elegância de passar a faixa presidencial e nunca mais aparecer no cenário político para influenciar a situação. Lula, embriagado pelo poder e pela mídia, não aceita guarda suas chuteiras para deixar a vida seguir ou, ao menos, não acabar com a máscara do início que o fez tão aceito no passado recente.

    Em nenhuma outra gestão de governo (nem no Regime Militar) tantos escândalos vieram à tona como agora, Lula/Dilma/Lula; jamais tantos partidos políticos, empresários e veículos de comunicação de massa estiveram tão mergulhados nas imundícies da corrupção como agora; o povo nunca foi tão agredido e subestimado como agora (não há educação, saúde e segurança)... mas o PT, Dilma/Lula e suas coligações atingem altos índices de aprovação. Como pode isso? Simples: partidos, empresários e mídia estão unidos na repartição da república (dividem ministérios, secretarias, licitações fraudulentas e contratos de publicidade e empréstimos do BNDES)lançando cortina de fumaça.

    O pior: não há qualquer autoridade empenhada em botá-los na cadeia ou retirá-los de perto dos cofres públicos; demosnstram, assim, como muitos estão comentando, que está tudo comprado. NÓS SOMOS TEU E VOCÊ É NOSSO. O povo, apenas acompanhado o Big Brother, Fazenda, "A Carminha e A Nina" e o Campenato Brasileiro de Futebol.

    POR ISSO, SINTO VERGONHA DO MEU PAÍS.
    Sgt Foxtrot

    ResponderExcluir
  2. fica assim não fox,o povo que elegeu essa turma,toca sua vida,afinal vc.é sargento, se vc.realmente tivesse vergonha do nosso pais faria igual aos dois amigos,foram para a legião estrangeira, são cabos, e só ganham igual a um coronel do exército, bricam de guerra lá no afeganistão e yraque,servem aqui perto na GUIANA,quando passeiam no brasil vem fardados com orgulho de militar françes,agora tem que ter coragem e determinação, sinta vergonha não, tome uma atitude ou espere melhorar.olhe o saite da legiao e quem sabe vc.se anima!.

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.