JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

terça-feira, 24 de julho de 2012

POLÍCIA MILITAR: A TROPA SANGRA...

Despertou ?

SITE G1: 
Após morte de PM em UPP, policiamento é reforçado no Alemão. 
Soldado da PM foi baleada e morreu durante o confronto. 
Exército deixou a comunidade no início do mês. 
Após a morte de uma policial militar, o policiamento na Favela Nova Brasília, no Alemão, na Zona Norte do Rio, foi reforçado na manhã desta terça-feira (24). Na noite de segunda (23), a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) na comunidade foi atacada por criminosos. A PM foi morta durante o confronto e moradores ficaram em pânico, conforme mostrou o Bom Dia Rio.
De acordo com a polícia, os policiais foram alvos de dois ataques. No primeiro, na localidade conhecida como Pedra do Sapo, os criminosos atiraram contra um carro da PM. Os policiais reagiram, mas não houve feridos, nem presos.
O segundo ataque, que terminou com a morte da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, aconteceu contra a base da UPP Nova Brasília. Fabiana foi socorrida pelos próprios colegas e chegou a ser levada para um posto médico dentro da própria comunidade, mas não resistiu. A soldado, que estava na polícia há pouco mais de um ano, era solteira e não tinha filhos. A família dela mora em Valença, no interior do estado. Esse foi o primeiro caso de policial militar morto em serviço numa comunidade com presença de uma UPP (Leiam mais).
Comento:
Nós denunciamos incontáveis vezes que implantar UPPs sem prender os criminosos caracterizava um absurdo técnico, algo só explicável pela conjunlão de dois fatores:
1) O interesse eleitoreiro do governo Sérgio Cabral (PMDB) de inaugurar uma UPP após outra.
2) A completa subserviência da Polícia Militar aos interesses políticos.
Se apenas um desses fatores não existisse, Fabiana estaria viva.
O Coronel PM Mário Sérgio, ex-comanante geral,  que comandou a invasão do Compexo do Alemão, não teve tempo para inserir esse capítulo no livro que escreveu sobre a tomada do Alemão, lançado ontem. Quem sabe ele usasse o título:
"A Primeira PM morta pelo governo e pela PM na Guerra dos Canudos".
Juntos Somos Fortes!

16 comentários:

  1. Há outros absurdos na região do alemão! A frequencia do BPM da area (Maré 16) se recusa a atender qualquer chamada das UPPs por isso foi criada uma maré para.cada UPP, ou seja, as unidades não se comunicam.
    Os fuzis usados, quando tem, são os velhos "para-fal" que quando se precisa dele só sai a munição da camara.
    Os recrutas que estão nas UPPs do alemão tiveram um treinamendo falho pois faltava instrutor, armamento, munição e derrepente tinha que se formar por que mais uma UPP seria inaugurada.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, meu amigo. Infelizmente essa é uma tragédia anunciada de mais uma trapalhada desse governo que aí está. Em tempo. hoje mandei-lhe um texto sobre as Barreiras Fiscais no estado. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. PELO QUE LI NA MATÉRIA A POBRE VITIMA ERA DE VALENÇA, SEGUNDO O EDITAL ELA NÃO DEVERIA ESTAR SERVINDO EM SUA CIDADE. SE ASSIM FOR QUE A FAMILIA PROCESSE O ESTADO E ARRANQUE UMA BOA INDENIZAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Caro Amigo. O que há tempos vens denunciando é uma tragédia anunciada, como infelizmente essa que vitimou uma jovem policial em uma das favelas do Complexo do Alemão. Também sigo nessa linha de denunciar as tresloucuras de um governo chamado Sérgio Cabral. A prpósito, enviei-lhe na data de hoje um texto sobre uma experiência nada agradável em uma dessas Barreiras Fiscais. Grande abraço e até a vitória!
    A luta continua

    ResponderExcluir
  5. As Upps melhoraram muito a segurança nas comunidades. Ninguém alega que acabou a violência, mas está muito melhor! Sou a favor das Upps e é claro temos que ir muito mais além... Isso que aconteceu foi um fatalidade, os policias das Upps estão expostos à isso, uma vez que estão em áreas de maior risco.

    ResponderExcluir
  6. Os maiores culpados de mortes como esta, onde a audácia de marginais que promovem atentados contra bases da PM é demonstrada sem o menor receio de sofrerem retaliações por parte de uma instituição policial que se encontra de "mãos atadas" por conta de uma política de segurança pública inócua, aliada à falta de interesse dos políticos corruptos que não tem o menor interesse em promover alterações no código penal ultrapassado porque isto não vai trazer benefícios financeiros à eles. Isto, aliado ao fato de que, hoje, os Juízes se mostram extremamente complacentes e lenientes nas aplicações de penas aos marginais e também o fato de que os Promotores de justiça perseguem implacavelmente os policias, quando deveriam agir assim contra os marginais da lei, só colabora por incentivar o crescimento das ações violentas contra agentes da lei que representam todo este sistema falido pela ingerência e a incompetência dos governantes e das autoridades judiciárias.
    É enxugar gelo, é pobre matando pobre e usando droga barata e "malhada", enquanto rico " CHEIRA" bem, político enriquece ilicitamente, faz teatrinho de CPI pra enganar o povo e Juiz satisfaz seu ego, inflado pela "importância" do cargo, condenando um pobre aqui e outro ali e enche o bolso vendendo sentença pra rico e atendendo aos seu interesses.
    Isso é o Brazil com "Z", que os estadunidenses tanto falam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente.

      Excluir
    2. Não tem o que acrescentar ou reduzir, pois o amigo foi perfeito em suas colocações!

      Sgt Foxtrot.

      Excluir
    3. Precisamos de mais pessoas por aqui com este senso crítico e esta organização de ideias.

      Excluir
  7. CB PM Renato Miranda24 de julho de 2012 às 13:26

    Até quando isso vai acontecer e o Governo não toma providencias.... Já é hora de os Policiais se indignarem de vez e cobrar medidas que visem dar condições de trabalho a esses policiais nas áreas que a secretaria diz estar pacificado...
    Penso que a tropa poderia se mobilizar e fazer uma passeata de forma pacifica e ordeira em homenagem a policial tombada em serviço e tambem uma forma de cobrar do Governo condiçoes de trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pow meu irmão esquece união.Até pra coaborar com salario dos excluidos tá uma ninharia.Dá até vergonha em ver o quanto os BMs já somaram.Na PMERJ não tem união

      Excluir
  8. renato ,passeata? quem vai se importar com policial militar? nem nossos colegas quer saber ,se o capitão cmt.da upp,estava recebendo 15mil por mes, e quase ninguém falou nada ve se alguém se importou nosso colega da roça está sem pernas será que alguém lembra? para quê? era só um soldado que acreditava no capitão,hoje alguem assaltou carro forte com vtr,roupas de policial federal,resgataram presos com sol quente ai na capital! amigo nós estamos perdendo a guerra.

    ResponderExcluir
  9. amigos tenho vinte e algums anos na pm, nos boms tempos vagabundo pensava duas veses em atirar no policia,pensava duas veses em olhar para o policia,pensava duas veses em ser vagabundo,pois sabiam que se o fizese estaria asinando sua sentença de morte,tive a honra de ser comandado por grandes homems grandes coroneis mais que infelismente ja se foram,hoje a "politica de segurança publica"e estremamente a favor dos marginais,hoje os polciais mais calejados estao se escomdendo nas adiministraçoes das unidades,nas faxinas e ate mesmo nos ranchos da vida, pos sabem que lutar comtra os bandidinhos era apenas uma questao de trabalho e trabalho fasil pos no fim ou eles estavam presos ou na pedra de preferencia simplesmente por opeçao deles,tempos que nao voltam mais;salve os marginais,salve o governador garotinho o que deu inicio a isso tudo,salve ao governador cabral que ate o fim do seu (desmandato) ira comseguir seu obegetivo acabar de ves com a briosa, e que deus tenha piedade da alma desses pobres pms menino(a)s que estam chegando agora.

    ResponderExcluir
  10. É meu nobre Cel Paúl!!! Enquanto uns ganham muito dinheiro, com o prenúncio que foi o IDEALIZADOR do tamanho EMBUSTE no tocante a façanha de "pacificação" do complexo do alemão. Soldados derramam o seu sangue em pról de uma sociedade que não está nem aí. Até quando viveremos esta situação?

    ResponderExcluir
  11. SGT Siqueira
    É uma perda para a PM ... mas e daí qdo somos apenas número para este governo.Direitos Humanos alguém os viu por aí ? Este hipócrita do Marcelo Frouxo,onde está ? Este secrtário de segurança que diz ser normal !! Até quando temos que aturar a normalidade de morte de PMs ? Onde está o MP que para prender policiais sempre agem rápido ? Onde está o GAP ? Onde estão todos os que estão com o sangue desta guerreira em suas mãos ? Certamente estão com suas familias cercados de segurança... em casa luxuosas,em condomínios seguros... onde estão ? Onde ? Aparecem seus hipócritas,asquerosos e rançosos !!

    ResponderExcluir
  12. Vcs já contribuiram com a ajuda aos excluidos?Que união nada.ficam aí falando mas na verdade os excluidos tão na merda.
    Pra começar tem uma porrada de pm ainda apresentando grande apreesão.Na verdade somos isso aí.Tomam porrada do governo e ainda vibram.Façam o feijão com arroz

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.