JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quinta-feira, 19 de julho de 2012

QUEDA DOS HOMICÍDIOS: VERDADE OU MENTIRA?


JORNAL DO BRASIL 
Queda de homicídios de crianças e jovens no RJ é questionável, diz pesquisador 
Maria Luisa de Melo 
A queda de 33,3% nas taxas de homicídios de crianças e adolescentes registrados no estado do Rio de Janeiro nos últimos 30 anos, revelada pelo estudo “Mapa da Violência 2012 — Crianças e Adolescentes do Brasil”, do pesquisador Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador de Estudos sobre a Violência da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso) no Brasil, é facilmente questionável. É o que acusa o pesquisador Ignácio Cano, do Laboratório de Análise da Violência da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. 
Isso porque haveria problemas na contabilização de homicídios no estado, o mesmo acontece na Bahia. Das 27 unidades federativas do Brasil apenas seis delas apresentaram redução de assassinatos da população de 0 a 19 anos. Além do Rio de Janeiro estão no grupo São Paulo (-76,1%), Pernambuco(-13,3%), Roraima (55,9%), Mato Grosso do Sul (-7%), além do Distrito Federal (-4%). Considerando os homicídios do país inteiro, o estudo constatou um aumento de 346% no número de casos de assassinados nas três últimas décadas.
"No Rio de Janeiro, enquanto cai a taxa de homicídios, aumenta a taxa de mortes provocada por intenção desconhecida", apontou Cano. "O método empregado neste estudo gera discrepância".
Juntos Somos Fortes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.