JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

sábado, 28 de julho de 2012

CORONEL PM PAÚL - MAJOR BM MÁRCIO GARCIA - MATÉRIA JORNALISTICA

Jornal Extra
Prezados leitores, bom dia!
No dia 24 JUL 2012, o Jornal Extra (página 8) publicou a matéria acima, que reproduzi neste espaço democrático e perguntei sobre como ela deveria ser interpretada. Além disso, fiz consultas a algumas pessoas das minhas relações, as quais apresentei o jornal. 
A maioria considerou que a matéria era tendenciosa com relação a mim e ao Major BM Márcio Garcia, ambos candidatos nas eleições de outubro. Apesar disso, a maioria considerou que o resultado da leitura da matéria não seria ruim junto aos Policiais Militares e aos Bombeiros Militares, considerando que as nossas carreiras dignas são do conhecimento de todos. Enalteceram que a exposição das nossa fotografias acabaria tendo uma repercussão positiva, pois os PMs e BMs que lêem o jornal tomariam conhecimento das nossas candidaturas. Uma pequena parcela apenas considerou que para o público em geral a matéria teria um efeito ruim, inclusive em relação a exibição das fotos.
Prezado leitor, a matéria é ruim na medida que no primeiro parágrafo - o que apresenta a matéria - consta:
"A tarefa de investigar as campanhas dos policiais militares, civis e bombeiros em busca de indícios da ligação de algum candidato com grupos paramilitares, anunciada pelo Tribunal Regional Eleitoral, tende a esbarrar num obstáculo numérico (...)".
Quem vê as fotografias (a tendência natural é que busquemos primeiro a imagem) e começa a ler a matéria, salvo melhor juízo, associa as fotos ao objeto da investigação. Quem continua na leitura não acha os nossos nomes, porém acha o nome  do Inspetor Miguel Laino, citado como tendo sido preso pela Polícia Federal e a sua foto integra o grupo das fotografias, um reforço negativo no imaginário.
O Globo republicou essa matéria no dia seguinte com algumas adições, mas não publicou as fotos.
Fico por aqui, o assunto não merece mais tempo, mas deixo uma pergunta:
Segundo a matéria existem 563 PMs, BMs e PCs concorrendo, com um universo tão grande de candidatos, o que fez que com o Jornal Extra escolhesse exatamente a foto do Coronel PM Paúl e do Major BM Márcio Garcia para ilustrar a matéria?
Dois Oficiais, sendo que a maioria dos candidatos é composta por Praças.
Dois Oficiais que estão se candidatando por partidos de oposição ao governo do Rio de Janeiro.
Dois Oficiais que estão enfrentando os desmandos governamentais e sofrendo uma série de represálias, inclusive recebendo um tratamento diferenciado quando a ideia é prejudicar (isso será assunto em artigo futuro).
Lembro que o TRE tem a fotografia de TODOS os candidatos.
Quando a coincidência é muito grande, começa a deixar de ser coincidência.
Juntos Somos Fortes!

3 comentários:

  1. Segunda maior arrecadação x Menor salário

    O dinheiro público deveria ser utilizado para pagar os profissionais que prestam serviços essenciais à população, como Bombeiros e Policiais Militares. Um Estado que tem a segunda maior arrecadação de impostos do país poderia, ou melhor, deveria pagar aos "heróis sociais" cerca de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) mensais, para cobrir as despesas básicas de sobrevivência, já que o custo de vida no Rio é altíssimo! A insatisfação das tropas da PMERJ e do CBMERJ, por ter o pior salário do Brasil e pelas péssimas condições de trabalho, é evidente!

    ResponderExcluir
  2. O jornal extra pertence ao sistema globo de jornalismo, não? Então está explicado...

    ResponderExcluir
  3. Eles (governo e imprensa) estão a todo custo querendo impedir que o Sr ganhe e assume seu mantado. Sabem que será uma pedra nos sapatos deles e que não lhes dará tréguas nas artimanhas administrativas-governamental. O argumento usado na referida matéria é jocoso. A relação de PM x habitantes, os policiais que participaram do pleito e a população de São Gonçalo, mostra o por quê daquela Cidade está sofrendo com ação dos criminosos. Um PM para cada 1776 habitantes é inconcebível em qualquer politica de segurança pública quanto mais esta que estão nos impondo.

    jntos somos fortes

    Paúl neles!!!

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.