JORNALISMO INVESTIGATIVO

JORNALISMO INVESTIGATIVO
Comunique ao organizador qualquer conteúdo impróprio ou ofensivo

quarta-feira, 4 de julho de 2012

POLÍCIA MILITAR - PROEIS e RAS - VENDA DE FOLGAS - SERVIÇO EXTRA


O governo do Estado do Rio de Janeiro estabeleceu dois programas que em apertada síntese promovem a compra de folgas de Policiais Militares: o PROEIS e o RAS, na verdade o governo importou essa ideia de São Paulo.
A leitura das regulamentações evidencia diferenças e semelhanças entre os programas. Eu aconselho que todos e todas leiam os decretos: PROEIS e RAS.
O ponto em comum é que se tratam de maneiras encontradas pelo governo para aplicar mais policiamento, o que é feito através da venda de folgas, ou seja, através do sacrífico dos participantes. Os programas se aproveitam de uma fragilidade dos participantes: a necessidade imperiosa de ter um segundo emprego. Obviamente, o ideal seria que os Policiais Militares e as outras categorias alcançadas no RAS, ganhassem uma remuneração justa e que pudessem usufruir de suas folgas e não vendê-las. Um ponto apresentado como positivo apresentados pelos defensores é o fato de que nos "bicos oficiais" os participantes estão protegidos pela legislação, o que não ocorre no "bicos clandestinos" e isso é uma verdade.
Tenho recebido reclamações sobre os programas, algumas no sentido de que o pagamento das atividades no PROEIS tem atrasado, outras no sentido de que os Policiais Militares estão sendo escalados coercitivamente no RAS. Neste aspecto tenho que reiterar a solicitação de que leiam a regulamentação, pois enquanto a participação no PROEIS é voluntária, a participação no RAS pode ser coercitiva (Artigo 1o). Portanto, o Policial Militar, o Policial Civil, o Bombeiro Militar e o Agente Penitenciário podem ser escalados contra vontade no RAS, desde que sejam respeitados a carga horária e os intervalos entre os serviços. Os defensores do RAS alegam que antes o extra também era obrigatório e não era remunerado, o que também é uma verdade.
Penso que tanto o PROEIS, quanto o RAS, apresentam suas virtudes e seus defeitos, sendo que o principal  defeito deles os antecede: o salário miserável que os profissionais de segurança pública do Rio de Janeiro recebem. Caso o salário fosse justo, a existência de um programa de serviço extra, voluntário e remunerado, seria muito bem-vindo e os interessados poderiam participar diante de uma necessidade temporária de auferir ganhos superiores ao salário, isso por algum tempo, pois sacrificar a folga indefinidamente é CRIMINOSO.
Cabe avaliar ainda se o emprego dos profissionais nas escalas normais (24 x 48 horas, por exemplo) já não determina um excesso na carga horária, demandando o pagamento do extra.  Além disso, precisam ser avaliadas outras questões trabalhistas favoráveis aos participantes e que possam ser aplicadas em razão do recebimento regular das gratificações.
Por derradeiro, tenho certeza que as associações de classe estão acompanhando o desenrolar da participação dos PMs, BMs, PCs e APs nos programas, fiscalizando o respeito aos direitos de todos. Afinal, esse é um dever de todas elas.
Juntos Somos Fortes!

67 comentários:

  1. Bom dia comandante Paul.realmente o senhor tem razão no que diz respeito ao CPROEI/RAS.eu por exemplo,sou inscrito no SEDUC e cadastrei as minhas segundas folgas,para que pudesse melhorar meus vencimentos.porém a COORDENAÇÃO DO RAS está me escalando diariamente,em locais e horários diferenciados.trabalho na escala de 24hsX72hs.não fui voluntário para o RAS,de acordo com a DIRETRIZ 014/11,pag 29,número 2(dois),pag 29,letra C do BOL PM 064 de 08ABR11,existem um intervalo de 08(oito)horas de descanço de um serviço para o outro e não estão cumprindo esta regulamentação.ex::estou escalado na festa de ITAGUAI,dia 06JUL12,de 18:00hs até ás 06:00hs da manhã de sábado,porém,no sábado(07JUL12),estou entrando de serviço de 24 horas.ou seja,vou trabalhar 36 horas,de 18hs de sexta-feira até 08hs de domingo.já comuniquei a P/1 da minha unidade e encaminhei uma PARTE,via E-MAIL para as escalantes do RAS e como sempre NÃO obtive resposta.alias,as ESCALANTES DO RAS SÃO PPMM FEMININAS RECEM FORMADAS E SEM EXPERIÊNCIAS EM ELABORAÇÃO DE ESCALAS.UM ABRAÇO.SGT PM CARLOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo agora observa se recruta tá reclamando.Só quem esta se arrombando é Pm antigo como nós me puseram em itaguai a 101 km de distância da minha casa de 18 às 06 de 04 para 05 de julho e no dia 05 de Julho em Nilópolis uns 70km de 14 às 22 e no dia 06 de Julho servicinho de 24 horas puxadas no choque não sou máquina nem tão pouco escravo vou buscar o ministério público e a comissão de direitos humanos da alerj.

      Excluir
    2. vamos parar de demagogia, antes o comandante clocava-mos no extra e ninguem podia falar nada mas agora vai quem quer e ainda ganha... so quem e policia sabe disso

      Excluir
    3. É SRº "antigo", sou "recruta" como denominado pelo Sr. no post acima, além de deixar bem claro minha insatisfação, aconselho aos Srs "antigos" que ao invés de ficarem discutindo quem é mais antigo, ou quem tem o grau de insatisfação mais elevado, deveríamos é nos "UNIR" como NUNCA foi feito pelos "SENHORES ANTIGOS", pois é devido a este fato é que essa instituição chegou ao ponto de covardias que chegou... FALTA TOTAL DE COMPANHERISMO.

      Excluir
  2. A escravidão voltou,inclusive no cbmerj,unicco hospital do estado do rio de janeiro,onde técnicos e auxiliares de enfermagem tem escala 12x36,aliás diga-se de passagem quem manda na escala da enfermagem é médico(direor técnico do hospital drºneil),nunca vi isso na minha vida,só no cbmerj.

    ResponderExcluir
  3. No proeis o policial escolhe os dias que vai trabalhar, não atrapalhando assim sua vida social, já o RAS o policial é escalado sem poder escolher, fazendo o policial viver só para a policia, não tem vida social, é assim que querem mudar a forma do policial trabalhar? o policial não tem vida social, logo não tem a sensibilidade de tratar a vida social alheia, se torna cada vez mais insensível e menos se importa com a sociedade. Outro ponto é que os policiais que não tiravam "bico" exatamente por querer ter uma vida social, querer ter saúde, que controlavam suas economias e realmente não têm necessidade de ter 2 trabalhos agora o fazem sem querer e sem poder pois tem vida social. Resumindo, a policia fica em primeiro lugar na vida do policial, até mesmo na frente de Deus, pois aquele que tem sua religião não tem como ir em suas reuniões pois nem folga tem! Policial, hoje vive pela policia e pela polícia não tem vida!

    ResponderExcluir
  4. Cel. , por favor, faz alguma coisa pra que não sejamos obrigados a trabalhar nesse ras, eu quero poder estar com minha família, quero viver!

    ResponderExcluir
  5. Cel Paul.A escala 24x48 que já estoura as hora extras e não recebemos por isso.Continuamos trabalhando em horas extras sem receber.Pagam o ras mas ñ pagam as horas excedentes da escala 24x48.Assim é muito mole pro estado.Continuo trabalhando de graça para o estado.Aqui em Niterói estamos sufocados e cansados.Fiquei sabendo q em outros batalhões a escala 24x72 voltaram,mas aqui não.Isso é verdade?Pq em niteroi ñ volta.

    ResponderExcluir
  6. CONCORDO COM O QUE DIZ O CEL PAUL, MAS DEVO LEMBRAR QUE NÃO TEMOS ASSOCIAÇÕES. OU SÓ EU NÃO VEJO NINGUÉM NOS DEFENDENDO OU FISCALIZANDO NADA? NOSSAS ASSOCIAÇÕES SÃO UMA PIADA DE MAL GOSTO, NOSSO GOVERNADOR FAZ O QUE QUER E PRONTO. ATÉ PRÁ ME MANIFESTAR COMO CIDADÃO QUE SOU,COM MEUS IMPOSTOS EM DIA TENHO QUE ME ESCONDER, ME APRESENTANDO TÃO SOMENTE COMO 3ºSGTPM.ISSO É UMA VERGONHA PRÁ MIM,NÃO PODER DIZER MEU NOME. ME DESCULPEM A MINHA REVOLTA É GRANDE, UM ABRAÇO A TODOS !!

    ResponderExcluir
  7. Tirei meus serviços pelo SEDUC no mês de maio, quando fui verificar o pagamento pelos meus dias,teve praticamente 50% de diferença com o valor que eu deveria receber. Fui ao CPROEIS no BPCHOQUE e nem lá eles sabem me responder quando e como vai ser paga a diferença. Não temos um contra-cheque não temos nada que indiquem os nossos serviços.

    ResponderExcluir
  8. Falta de Amor com o proximo.Ass.Cidadão Civil

    ResponderExcluir
  9. Eu quero minha folga,e não essa migalha.

    ResponderExcluir
  10. Olá coronel! eles também tem que ver a distância para o militar trabalhar. Por exemplo, como um policial que não tem carro vai tirar serviço a mais de 100km de sua residência indo de meios próprios???

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE COMANDANTE PAUL.EM RELAÇÃO AO RAS,ACHO QUE DEVERIAM SER ESCALADOS OS PPMM QUE NÃO ESTÃO CADASTRADOS EM CICLO ALGUM E NÃO FAZEREM COMO ACONTECE HOJE,O PPMM ESTÁ ESCALADO NO CPROEIS,POR VONTADE PRÓPRIA,E ESTÁ ESCALADO NO RAS CONTRA SUA VONTADE.NO CPROEIS EU COLOCO OS DIAS QUE PRETENDO TRABALHAR E NO RAS,A COORDENAÇÃO ESCALA ALEATORIAMENTE OS DIAS QUE ELES (COORDENADORES) QUEREM,OU SEJA,NÃO TEMOS MAIS UMA VIDA CIVIL NO MEIO DA SOCIADADE.UM ABRAÇO.SGT SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar que eles esquecem que temos família.Mais observa se oficial tá bancando....Isso tem que ser para quem quer e não para quando eles querem.É a famosa prática do Coronelismo.

      Excluir
    2. 3º SGT PM 66869 Wagner Ribeiro de Almeida - Indignado10 de julho de 2012 às 18:25

      Negativo, não tem que escalar quem não esta cadastrado em convenio não... se tem pessoas que não se cadastraram em convênios, é porque essas pessoas não querem e pronto

      Excluir
    3. Gostaria de saber se é norma a escala do RAS, de 20H ATÉ as 4h da manhã.... URGENTE!!!!!!!

      Excluir
  12. É um absurdo. Trabalhar coercitivamente nas duas folgas. Não importa se é remunerado ou não. Uma coisa é ser escalado em um
    evento por necessidade de serviço, outra é ser explorado exaustivamente. Como fica quem estuda ? Como fica a família
    do policial ? Como fica o lazer, direito de qq ser humano.
    Num ritmo cansativo como este, os policiais mais velhos não
    vão aguentar muito tempo este desgaste. Isso tem que ser revisto
    com responsabilidade. Tem algo errado nesta história.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro não vai e deixa dar merda!!!!! Isso é desvio de função....viramos mercenários,uma tropa literalmente vendida.

      Excluir
  13. eu trabalhei dois dias no preis e não recebi,esse país é uma vergonha, e ainda vai sediar copa do mundo e olimpiadas.

    ResponderExcluir
  14. A verdade é uma só. Se denúncias GRAVÍSSIMAS e DOCUMENTADAS divulgadas quase que diariamente nos diversos blogs, em especial, no do Dep. Garotinho, são totalmente ignoradas pelos órgãos fiscalizadores competentes... com quem iremos reclamar e exigir nossos direitos em caso de litígio contra esse governo??
    Tá tudo dominado e comprado!!!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Na minha opinião o proeis pode ser a salvação (melhora na renda)para muitos policiais..Porém é uma faca de dois gumes,Nosso Coronel e amigo Paulo Ricardo Paúl,sabe o quanto de seus subordinados tiveram suas vidas ceifadas por criminosos em coletivos e no próprio trânsito para suas unidades e agora em função do proeis esses policiais tem que praticamente andar com sua farda na bolsa,cinto N.A,coturno,cobertura e etc.A pergunta é:O quanto isso se torna perigoso para o policial eu em particular hoje vou ter que sair de Nilópolis às 22:00,com minha farda na bolsa pois o carrinho tá na oficina..O famoso disputar pista.No nosso Brasil não existe leis que protejam nossos policiais e sempre me vêm a mente um questionamento até onde nossa sociedade tem que ver o policial? Será que entre ver e saber que ele esta por ali tem tanta diferença? Pois no meu entendimento o criminoso ao ver o policial fardado ele sabe que ali não pode atuar e vai para uma outra rua não tão distante e comete o crime..Agora se o criminoso não vê o policial ostensivo será que ele se sentirá a vontade para cometer o delito? Sabendo ele que qualquer um próximo pode ser o policial? É no mínimo um caso a pensar digo essas coisas à cerca do Proeis será que a necessidade do policial fardado é tão grande? Tenho muitas prisões feitas à paisana,o policial que trabalha com Juiz trabalha a paisana,barreira fiscal e tantos outros e pq no proeis o policial tem que correr tantos riscos? Coronel ajude os nossos policiais,não somos alvos ambulantes! Fardado é no batalhão de colete,pistola e fuzil.

    ResponderExcluir
  16. Eu queria saber quanto a pm tá pondo no bolso por cada policial no proeis e ras (Caraca tô me sentindo Mercenário).

    ResponderExcluir
  17. Eu não agüento mais essa polícia!!! Temos que boicotar nossa instituição!!

    ResponderExcluir
  18. FIZ UMA PARETE,VIA E-MAIL AO RAS,COMUNICANDO AS ESCALANTES QUE ESTOU ESCALADO EM ITAGUAI,DIA 06JUL12,DE 18H ÁS 06H DE SÁBADO.NO SÁBADO ESTOU ENTRANDO DE SERVIÇO ÁS 08HS.NÃO IREI TRABALHAR AMANHÃ,FAÇAM UMA PARTE E ENVIE PARA ESTAS COMPETENTES ESCALANTES,EXPLICANDO OS VERDADEIROS MOTIVOS PARA NÃO SEREM ESCALADOS.SGT PM.

    ResponderExcluir
  19. SERÁ QUE O MP. DEFENDE TAMBÉM OS ABUSOS INTERNOS DO COMANDO NA PMERJ ? NÃO SEI, MAS SE ALGUÉM QUISER LIGAR ANONIMAMENTE PODE PARA O TEL: 127

    ResponderExcluir
  20. O DESGOVERNADOR SERGIO CAOBRAL QUER VENDER PARA OS EMPRESARIOS TODOS OS BATALHOES DA POLICIA MILITA DA ZONA SUL. POR QUE CABRAL NAO QUER VENDER OS DA BAIXADA??? A INTENSAO DESTE CORRUPTO É FAZER HOTEL PARA A COPA DE 2014 E FATURA!!!!

    ResponderExcluir
  21. CORONEL PAUL COLOQUE NO SEU BLOG O TELEFONE DO MINISTERIO PUBLICO, VAMOS TODOS LIGAR.

    ResponderExcluir
  22. VEJAM OS BLOGs SOS BOMBEIROS, SOS PMERJ, COTURNO CARIOCA, RVCHUDO, GAROTINHO, RICARDO GAMA E PEC 30.COM

    ResponderExcluir
  23. ué, mais não era isso que vcs.queriam? acreditar no estado e em quem vai coordenar isso? vcs.já sabiam que não iria dar certo arriscaram ! isso é bom para que reflitam nas próximas eleiçoes em quem votarão, só lamento, vendo laranja,doces,lavo defunto mais trabalhar nesse tal serviço não ,quem mandou entrar já não basta o pol.normal? quer mais? quem governar esse estado sabe que pode contar com o voto de vcs,e farão a mesma coisa ,eu já vi esse filme.lá atrás.

    ResponderExcluir
  24. Os RAS é obrigatório!!! Os policiais do Rio de Janeiro não têm mais vida, são obrigados a trabalhar em suas folgas, ficando cada vez mais cansados, estressados e insatisfeitos, imaginem como será o serviço prestado... Imaginem então as famílias, não terão mais seus pais, seus filhos, irmãos... Isso e realmente legal? Não é porque pagam esse serviço que não é escravidão, pelo amor de Deus, nos dias de hoje ainda existe serviço forçado!!!

    ResponderExcluir
  25. Não quero o RAS e nenhum serviço escravo.
    O MP não se pronuncia e a sociedade não pode continuar sendo enganada,com policiais cansados, desanimados e doentes fisica e mentalmente.

    ResponderExcluir
  26. Infelismente a nossa realidade é essa,sem folga para aproveitar a familia e ter um momento de descanso,temos que aceittar o jogo deles se aceitamos o RAS,somos escalados,se não aceitamos,tambem somos escalados então na realidade somos obrigados a fazer o que eles querem e não o que a (LEI ?) determina,onde esta a justiça? os fiscais para cobrarem deles os nossos direitas? já que nós não conseguimos fazer isso,pois quando cobramos algo,somos punidos de alguma forma.

    ResponderExcluir
  27. porquê vcs. antes de entrar nesse serviço não foram falar com o cel paul? saber da opinião dele? ou até o MP,agora ficam resmungando aqui,na hora que nosso amigo estava no presidio de segurança maxima,como se fosse um bandido, não vi ninguém falar nada, e depois ele no meu enteder pouco poderá fazer, deixa o chefe em paz,tomem vergonha na cara e vai bater de frente com quem te chamou p/esse serviço.aceitou na boa ,vai pensando no proximo governador que esse já era.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta ao anônimo8 de julho de 2012 às 11:41

      Ta de sacanagem anonimo? Em que mundo vc vive? so pode ter sido criado em berço de ouro e nunca correu sequer o risco de passar fome, existe uma palavra chamada necessidade, e outra, reveja os comentários, o RAS é obrigatória, não tem esse de escolher ser voluntário ou não, é escalado de qualquer forma!

      Excluir
    2. Amigo, desculpe-me... mas muitos não são cadastrados em PROEIS ou RAS, não pediram nada e estão sendo escalados!
      A reclamação procede, pois mesmo os voluntários estão saindo de um serviço e entrando direto em outro sem intervalo, exceto o tempo do deslocamento. Concordo, em parte, com você; pois aqueles que acreditaram que a política estava criando algo para beneficiar PM e BM são bobos... mas, ainda assim, é preciso berrar contra a escravidão!
      Abraço, Sgt Foxtrot.

      Excluir
  28. Governo do Rio de Janeiro desrespeita Militares Estaduais

    A presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes são gente da pior espécie, inimigos dos servidores públicos, principalmente dos heróicos Bombeiros e Policiais Militares!

    VERGONHA!

    ResponderExcluir
  29. Eu não consigo entender por que é que toda uma classe fica se submetendo a todos esses desmandos. Por que é que, ao invés de ficar chorando, não acionam a justiça? O MP não vai se manifestar se nao for provocado. Será que os SGT PM Véios de Gerra, não sabem disso? Se vcs não foram atrás do direito de vcs, ninguém vai fazer isso por vcs. "Aquele que dorme, a justiça não socorre"!

    ResponderExcluir
  30. Boa tarde!Sr.Cel.Paul,ainda bem que temos o Sr.para contar,desabafar,eu acredito que atraves do sr.iremos vencer essa luta contra o serviço escravo do RAS.estou ao ponto de surtar,so vivo,por conta desse RAS,com ODIO NO CORAÇAO,LOGO EU UM POLICIAL QUE ALEM DE CUMPRIR com os deveres,sempre tratei o proximo com respeito e amor;sempre me orgulhei de ser policial militar.nao tenho puniçao alguma,sempre me dediquei a pm,e agora devido eu estar sem FOLGAAAAAAAAA!!!ao ponto de explodir com esse sv escravo,sem direito de defesa,sou tudo ao contrario daquele policial exemplar que minha familia tinha orgulho e respeito,agora eles sentem medo de mim,devido a minha condulta.Sr.Cel.Paul,se ninguem tomar uma providencia,mudar essa situaçao,nao sei onde chegarei,a pm ira perder um grande policial,onde um dia servil de orgulho e insentivo,para os meus proximos querer ingressar nessa policia militar de m...ou ainda nao.um forte abraço Cel.que Deus nos proteja.

    ResponderExcluir
  31. É verdade rsrsrsr! O MP precisa ser acionado para que a justiça socorra aqueles que não dormem! O fato é que, sendo militar estadual ou federal, corre-se o risco de sofre a retronaba... pois são fortes os indícios de que município/RJ, estado e união estão fechados com tudo. Por isso, a esperança de ver as nossas choradeiras por este instrumento anônimo serem ouvidas por quem tenha voz e poder para provocar a Justiça sem sofrer as covardes represálias (sabemos que até certos estamos errados)... é para isso que temos representantes com imunidade parlamentar (ou não temos?).
    Abraço, Sgt Foxtrot.

    ResponderExcluir
  32. OS BPMs ESTÃO COM ESCALAS MASSACRANTES DE 12 POR 36 ANOITE O PM ESTA TODO OS DIA NO BATALHÃO E AINDA TEM QUE IR PARA O RAS...ESTA ESCALA DE 12POR 36 ANOITE TEM QUE SER ABOLIDA ANOITE NO MINIMO
    12H POR 60H.....

    ResponderExcluir
  33. PEGAR NUMA ESCALA DE 12POR 36 ANOITE BPMs E AINDA TER QUE ENCARAR O PROEIS É COVARDIA O PM ESTA NO BATALHÃO TODOS OS DIAS ISSO É MUITA COVARDIA ......

    ResponderExcluir
  34. ESCRAVO, SEGUNDO O DICIONARIO AURÉLIO: AQUELE QUE ESTA SUJEITO A UM SENHOR, AQUELE QUE ESTA SUJEITO A OUTREM. RESUMINDO A PRINCESA ISABEL NÃO GOSTAVA DE PM, NÃO FOMOS INCLUSOS NA LEI AUREA. QUEM TRABALHA DE GRAÇA OU SEM SABER QUANDO, COMO, QUANTO VAI RECEBER É E S C R A V O OU P O L I C I A L M I L I T A R.

    ResponderExcluir
  35. É caros amigos, durante três anos e meio trabalhei fazendo 36 hs de serviço , 12 hs para o português e 24 hs para a PMERJ . sabem o que eu arrumei ? Nada , apenas a cabeça branca como neve,a natureza tratou de tingir os meus cabelos Hoje não faço mais segurança para ninguém. E me vem agora um tal de RAS planejado de forma arbitrária me obrigar a trabalhar na minha folga.Estão desrespeitando além das folgas dos policiais,a hierarquia da PMERJ. Onde já se viu SGT,s bancando PO,s pelas ruas da cidade ? Não que isso diminua os SGT,s, mas foge da função destes graduados.Quero lembrar aos nobres colegas que,não podemos fazer greve,mas nós praças somos os Homens que fazem o trabalho do batalhão aparecer.Sendo assim,não custa nada fazer uma operação padrão.Não podemos nos omitir, mas não custa nada deixar a ocorrência bem mais longa do que de costume.Esta é uma forma de mostrar a nossa indignação.Lembrando do nosso ultrapassado regulamento,devemos folgar às 48 hs sempre que trabalhar-mos 12 hs noturnas.ignorem a escala do dia seguinte o RAS é escravidão.Ou voltamos aos tempos da ditadura?Hoje existem CORONÉIS que para não perderem o comando de seus batalhões,estão sugando o sangue da tropa com escalas e serviços massacrantes.Sempre que responderem um DRD, principalmente se for por causa da escala do RAS,tirem cópia do documento,posteriormente poderá servir para entrar na justiça ou até mesmo para exibir na televisão como forma de protesto. Desabafo de um SGT revoltado.

    ResponderExcluir
  36. Gostaria de deixar aqui minha indignação sobre o RAS. O Estado está fazendo dos nossos policiais escravos da (Policia Militar).Sou esposa de um policial e vejo a dura rotina que meu marido está tendo que suportar, saindo de um serviço e indo pro outro, sem ao menos poder ter seu descanso que é merecido.Os policiais estão sendo escalados nas 2 folgas, isso é uma absurdo, a pessoa não ter mais vida social, não poder curtir sua folga ao lado da família..estou indignada! fica aqui meu desabafo.

    ResponderExcluir
  37. E se o militar não quiser fazer extra? E se ele estuda, tem um negocio particular que ele cuida nos dias de folga?
    Meu Deussssssssss, quem eles pensam que são?????
    Liberdadeeeeeeeeeee
    Serviço extra obrigatórioo, onde já se viu isso!!!!!

    ResponderExcluir
  38. companheiros ja fui escalado quatro vezes nesse ras nao fui em nenhum deles e nao vou pos nao sou escravo de ninguem quer prender prende mais depois nao chora,o homem da capa preta nao e policial militar.

    ResponderExcluir
  39. CONVÊNIO INEA NÃO PAGA DESDE MAIO , ESTAMOS EM AGOSTO.

    UMA VERGONHA !!!!!! MÊS QUE VEM EU SAIO DESTA MERDA !!!!

    MELHOR TRABALHAR NO PORTUGUES QUE PAGA EM DIA !!!!

    FALTA = DRD ATRASO = DRD
    3 MESES SEM PAGAR NÃO DÁ EM PORRA NENHUMA !!!!

    ResponderExcluir
  40. A POLICIA ESTA EXPLORANDO OS POLICIAIS E NÃO PAGAM OS SERVIÇOS EXTRAS, VERGONHA, FALTA DE RESPEITO COM O POLICIAL QUE ESTA CORRENDO ATRAS DE FORMA DIGNA. CADÊ A IMPRENSA? É UMA VERGONHA.

    ResponderExcluir
  41. Pagamento do RAS da Polícia Civil virou um "caso de polícia". Três meses já se passaram e agosto ainda não foi pago. Será que algum policial estava indo trabalhar apenas por diversão? Se fosse para comentar punição já estaria na primeira página dos jornais mas como sempre, a "GENI" que se vire. Isto não é apenas uma vergonha mas uma total falta de respeito.

    ResponderExcluir
  42. POLICIAIS EM ITAGUAI TANTO QUANTO RAS E MESMO O EFETIVO DO 24 BPM SÓ TRABALHAM DE PISTOLA COM UM CARREGADOR ISSO É UM ABSURDO NÃO TEM UMA ARMA DE EMPREGO COLETIVO ENQUANTO EM ITAGUAI ATÉ FUZIL JA TEM NAS COMUNIDADES

    ResponderExcluir
  43. Gostaria de saber se há escala para o RAS, de 20H até às 4h da manhã... URGENTE!!!!!!!

    ResponderExcluir
  44. se vcs se importam tanto com os policiais por que nao brigaram pela nossa pec 300, isso sim seria uma vantagem mais agora querem criticar uma coisa que antes se fazia sem remuneração e nem perguntavam se queriam, eu banco o ras pois sei que meu pagamento nao da para manter o que eu preciso pois prendo maus elementos , tenho que enfrentar cidadãos ricos e pobres e ainda teria que disputar um trem ou um onibus nao desmerecendo mas nao posso viver como um cidadão comum... se ate o nosso rio card acabou... entao eu lhe faço uma pergunta em treze anos a melhor coisa que eu vi foi isso e terei que descordar?

    ResponderExcluir
  45. agora realmente estamos nas mãos dos politicos , prefeitura de NITEROI não paga o proeis de DEZEMBRO (isso agora em fevereiro) alegando que administração passada fez rombo no caixa, o que que o policial que não ficou com a familia num mes de confraternização tem com isso ?? eu sei que ganhei 9 varizes com 9 po's que prestei a quela prefeitura, e agora??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que devemos fazer para receber nosso direito? São sempre as mesmas desculpas "o prefeito anterior deixou um rombo no cofre", sabemos que o próximo a assumir dirá esta mesma famosa frase, discurso preferido dos políticos, nada posso fazer a administração anterior..., tenho nojo desses sanguessugas, pois são exatamente isso sanguessugas!

      Excluir
  46. até agora a seeduc também não pago dezembro

    ResponderExcluir
  47. alguem tome uma providencia e oriente aos supervisores do ras ,que nós os praças estamos ali com a mesma finalidade que a deles e até memo ajudando o btl ,e que nao sao nossos inmigos e estao ali para nos ajudar e orientar ,e serem orientados e ajudados ; mas porque digo isso e visivel a inoperancia de alguns digo alguns oficias do 15btl , cmt oriente a eles que mesmo as vtr que cumprem os pbs podem assumir ocorrencia pois o descumprimento gera omissao

    ResponderExcluir
  48. queria aqui perguntar,porque ainda nao mudarão a forma de ser oficial da policia , e visivel o despreparo deles ,a distância com a tropa so a populaçao desconhece ,ainda acho que ,pra se forma oficial o policial deveria ter no minimo dois anos de praça perderiam a vergonha e teriam mas humildade em perguntar oque nao sabem ao praça é horrivel ver o cmt do 16bpm se postar como inimigo da tropa ,cmt a meta do btl so ira melhorar quando a tropa estiver satisfeita com o cmt...

    ResponderExcluir
  49. queria saber quando vou receber o pgto do proeis trabalhado igual um escravo pela pref. de niteroi do mes de dezembro de 2012 ate agora nada. sabendo que nao foi serviço feito para roberto silveira nem para rodrigo neves e sim para a prefeitura .mais uma vez o PM toma.sera que vai cair no esquecimento,

    ResponderExcluir
  50. O PROBLEMA DA PMERJ É QUE QUEM TEM QUE COMANDAR SE VENDE PARA O GOVERNO DO ESTADO PARA QDO FOR PARA REFORMA IRÁ ASSUMIR UMA SECRETÁRIA EM ALGUM MUNICIPIO TEMOS QUE DEIXAR DE SER CAVALO POIS SÃO ISSO QUE ELES (OFICIAIS) ACHAM QUE SOMOS TEM MUITO PRAÇA BABANDO OVO E SENDO UTILIZADO DEUS SABE PARA QUE E SE DEIXANDO SER USADOS.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite a todos leitores, só tenho uma coisa a comentar diante de tanta covardia e incompetência, é por isso que: apesar de muitos não acreditarem, é que está por muito pouco todas as Polícias Militares do BRASIL serem desmilitarizadas, para insatisfação dos mais interessados de não acabar com seus desmandos aqueles que ficam em uma ACADEMIA DE OFICIAL 3 anos onde só aprende a prender o praça e quando chega nos batalhões se juntam com esses mesmos praças pra (...) um oficial PM nunca vai ter o BRILHO, LIDERANÇA, LEALDADE, HOMBRIDADE, HONESTIDADE, CARÁTER de um oficial das FORÇAS ARMADAS é muito poder a ser dado (...) se escondem e se protegem atrás de um regulamento que não sabem usar e ainda assim falam em MORAL , nem GESTORES sabem ser , bagunçam a administração pública e passam por cima da JUSTIÇA , MINISTÉRIO PÚBLICO , em POLÍCIA MILITAR - PROEIS e RAS - VENDA DE FOLGAS - SERVIÇO EXTRA
    Publicar | Excluir | Spam

    ResponderExcluir
  52. É coronel Paúl que decepção !!! omitindo o que escrevi acima o Senhor se dói por ser verdade o que Eu escrevi, só quero dizer uma coisa ao senhor; sei muito bem o que escrevi porque convivi muitos anos com vocês, muitos nomes que Eu conheci e o Senhor até se dava com eles, não valem nem a pena dizer porque o Senhor não vai publicar. Não é a toa que tem muito CORONEL RICO e vários, não são todos, se escondem atrás de empresas de segurança. Bem! se a RECEITA FEDERAL E POLÍCIA FEDERAL entrar em cena à PMERJ sofreria uma intervenção FEDERAL das FORÇAS ARMADAS. O Senhor não era pra omitir o que foi falado a conclusão que se tem é uma só, e o Senhor sabe a resposta, ao chegar em sua casa olhe no espelho e reflita de que é feito sua corporação. A princípio isto é um recado não precisa publicar até porque essa página não é feita de seriedade apenas de cinismo e MENTIRAS quando estivermos próximos em uma oportunidade lhe falarei sobre isso PESSOALMENTE de preferência na frente de pessoas que me apoiam, e levarei minhas cópias do que não foi publicado.
    À JUSTIÇA ESTÁ MAIS PRÓXIMA DO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR, OS DIAS DA SUA BRIOSA ESTÃO CONTADOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo (10:30 hs), grato pelo novo comentário. Eu moderei seu comentário para que pudesse ser publicado. Lembre-se que não pode fazer acusações, quanto mais na condição de anônimo. A CF garante a liberdade de expressão, mas proíbe o anonimato. Se quiser publicar algo semelhante, mande para o meu email: pauloricardopaul@gmail.com que publico no blog como artigo, desde que possa confirmar a sua identidade. Lamento, mas a legislação determina que seja assim. Quer criticar, tem que botar a cara.
      Juntos Somos Fortes!

      Excluir
  53. Me inscrevia para o RAS. Sendo que faltei 1 dos ras que me inscrevi. Gostaria de saber se posso levar um drd , mesmo sabendo que fui voluntario para tal serviço?

    ResponderExcluir
  54. Concordo plenamente quando o Sr fala que poderiam se escalar por um período de tempo e não eternamente, pois deste modo é criminoso. Penso que além de criminoso é imperioso falar que, o serviço ordinário ou o Extra estará prejudicado, pois o corpo não é uma máquina, um dois dois renderá muito pouco, não há como ser produtivo em tempo integral, o policial trabalha 24×48, na segunda folga está no Ras, no dia seguinte está de 24 horas de novo, nessa batida ou vai ficar doente ou vai fazer corpo mole, essa é a verdade

    ResponderExcluir

Exerça a sua liberdade de expressão com consciência. Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog.